8 de set. de 2013

Resenha: Um Dia - David Nicholls


Título: Um Dia
Autora: David Nicholls
Editora: intríseca
Páginas: 410


Um dia. A história de duas pessoas, Emma e Dexter que passam uma noite juntos em 1988, no dia da formatura e que seguirão rumos diferentes. Ele, o filhinho de papai, arrogante, que só pensa em bebidas e mulheres. Ela, a garota bonita de baixa auto-estima, com fama de caipira e jeitinho de hippie, que quer mudar o mundo. Mal sabiam eles que aquela noite mudaria suas vidas.Mesmo se separando, eles continuam se falando, uma estranha ligação surge ao longo dos anos, Emma alimenta mais o amor que sentia desde a faculdade por Dexter, que por sua vez faz dela sua amiga, confidente. Um dia, é basicamente isso.A história de duas pessoas opostas que se conhecem, se "apaixonam", seguem rumos diferentes, mas, sempre estão ligadas, de alguma forma. Cada capítulo narra o dia 15 de Julho de um ano da vida dos personagens. Sendo assim, acompanhamos suas mudanças, seu crescimento (ou não) nos informamos sutilmente sobre o que houve nos 365 dias anteriores, desvendamos lentamente seus futuros, antes incógnitas para Em e Dex de 1988.




Quando eu peguei esse livro para ler, pensei que fosse um livro só de romance, mas o meu erro começa por aí, você se enganou se teve esse mesmo pensamento que eu. O livro Um Dia de certa forma tem um pouco de romance mas fala mais sobre acontecimentos da vida em geral, dando lições de moral e com certas opiniões que nos fazem refletir. Fala das nossas escolhas e como muitas vezes a vida pode nos surpreender em vários aspectos. 
Apesar de só vermos a vida dos dois uma vez por ano, você tem a sensação de que passou o ano todo com eles e acompanhou a vida dos personagens por 20 anos, não é qualquer livro que te dá essa sensação. É quase impossível ler o livro e não ficar pensando "E se tivesse feito isso..." Ou "E se Emma não tivesse feito aquilo ?". E esse tipo de pensamento é o que temos quase diariamente nas nossas cabeças. O livro se trata de um romance bastante realista, por isso, recomendo a leitura àqueles que estão dispostos a encarar seus desejos românticos mais profundos, sem medo do que poderão encontrar pela frente. Porém, se você for um adolescente (ou até mesmo adulto) e acabou de sair de um relacionamento, fuja dessa leitura, pois a expectativa do livro pode se tornar um terror em sua vida amorosa.


Os protagonistas são encantadores, é impossível ler esse livro e não se envolver com Emma e Dexter. Eles são engraçados, inteligentes, sonhadores, eles erram , eles acertam, eles brigam , eles fazem ás pazes, eles são totalmente opostos, eles se completam, eles são melhores amigos, eles são almas gêmeas. Você passa o livro inteiro se perguntando: "Será que eles vão ficar juntos? Porque eles precisam ficar juntos! É como se um não existisse sem o outro!"A maneira como eles se conhecem tão bem, a forma como eles não conseguem ficar muito tempo separados, tudo isso, faz com que você fique o livro inteiro, torcendo pela felicidade dos dois, torcendo para que eles realizem os seus sonhos e possam ser felizes juntos.
Não tem como não indicar o livro! Lindo demais. Mas cuidado, só mais um detalhe, arrange uma caixa de lencinhos de papel porque você vai precisar, prepare-se para se emocionar muito ao decorrer do livro.
 Enfim gente, boa leitura 










Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Template feito por Nathália Almeida, exclusivo para disponibilização no Single Themes. Não retire os créditos!